olá meus amore qui tal iniciar o ano bem organizada casa, familía, estudos, vida espíritual,etc...
vocês já ouviram falar do bullet journal???
se não bora lá conhecer
O que é um bullet journal?
Um bullet jornal nada mais é do que um caderno que você usa fazer uma coisa chamada rapid logging, ou seja, anotar rapidamente as suas tarefas do dia. O objetivo é tornar as suas listas de afazeres em uma coisa prática e fácil. Quanto mais esforço você coloca, mais parece ser uma obrigação e você logo desanima.
Com um bullet jornal você tem uma forma rápida e organizada de anotar tudo o que você precisa fazer e tem ainda um sistema que te ajuda a manter a sua agenda em ordem.
Como funciona?
Toda página do seu caderninho tem um título (por exemplo, 17 de Novembro) em cima e um número indicando que página é aquela (página 1, 2, 3, 20, 40, etc) no canto inferior. Isso serve para que você identifique de forma rápida o que você precisa olhar naquele momento (se é um dia específico ou uma página X que tem um conteúdo Y).
Além disso, você tem as chaves, que são os símbolos usados para identificar cada uma das anotações que você vai fazer no caderno. Eu criei um sistema que melhor se adaptava às minhas necessidades, mas, o criador do sistema, Ryder Carroll, tem um sistema universal que você pode usar:
- Uma bolinha (‘•’): é uma tarefa. Serve para qualquer coisa que você tenha que fazer, como ‘buscar roupas na lavanderia’, ‘terminar a matéria sobre beleza’, ‘ir ao mercado’
- Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi terminada.
- Um sinal de maior que (‘>’): significa que a tarefa migrou para outra data
- Um sinal de menor que (‘<’): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
- Um círculo (‘○’): indica um evento. Algo como ‘festa da Joana’, ‘jantar com o André’, etc.
- Um tracinho (‘-‘):sinaliza uma nota. São ideias, pensamentos observações… O que você quiser anotar, mas que não seja um evento ou uma tarefa.
Esses são os símbolos básicos de identificação de um bullet jornal. Se uma tarefa ou evento for uma prioridade, você pode usar um asterisco (‘*’) junto, se for uma inspiração você pode usar um ponto de exclamação (‘!’) e se for algo que você precisa pesquisar sobre ou saber mais a respeito, pode usar um ponto de interrogação (‘?’) e assim vai. Isso fica a seu critério. Esses símbolos secundários te ajudam a definir a ordem de importância de alguma coisa.
Sendo assim, um dia no seu bullet jornal pode ficar com essa cara:
17 de novembro
* • Terminar a matéria sobre beleza
X Buscar a roupa na lavanderia
° Jantar na casa do André
< Planejar férias
> Jantar com a família (no mês que vem)
Para tornar tudo ainda mais organizado, um bullet jornal é divido em módulos:
- Index: lembra que eu falei que cada página tem que ter um número? Isso serve para você montar um índice do seu caderno. Aí quando você quiser procurar um mês, por exemplo, pode olhar no índice em que página esse mês está. Nem preciso explicar que ele fica logo nas primeiras páginas do caderno, né?
- Future Log: nessa parte, você separa algumas linhas para escrever datas importantes, feriados, eventos que já estão marcados com muita antecedência de cada mês do ano. Por exemplo, nós estamos em novembro, mas você sabe, com certeza, que o natal rola em dezembro. Você pode anotar ‘Dia 25 – Natal’, no seu future log pra esse mês.
- Monthly Log: assim como o future log, ele é uma página que você usa para anotar todas as datas de um mês e eventos ou coisas importantes que vão acontecer nele. O sistema de anotação é assim: em uma coluna, você coloca todos os dias do mês, e na outra (normalmente atrás das que estão os dias), você coloca a inicial do dia da semana (S – segunda, T – terça, etc). Exemplo:
T 17 – Aniversário do André
Q 18
Q 19 – Pagar fatura do cartão
S 20 – Buscar a mamãe no aeroporto
- Daily Log: é onde você anota as tarefas que você tem para fazer naquele dia específico, como eu mostrei ali em cima. Uma dica importante é não planejá-los muito antes (tipo, planejar o dia 1º de dezembro, se você ainda está no começo de novembro). Você não sabe o que vai aparecer ao longo do dia para fazer, o ideal é pensar cada dia na noite anterior.
Para finalizar, lembra que eu coloquei ali em cima os sinais de ‘<’ e ‘>’? Então, eles são usados para um sistema chamado de ‘Migração’. Isso quer dizer que, quando você usou um deles para qualquer tarefa, você tem que, imediatamente fazer uma dessas coisas:
- Colocar a tarefa no ‘Future Log’ de acordo
- Colocar a tarefa no Monthly Log do mês, se ela ainda for válida para o mês de vigência.
Eu imagino agora você olhando para a tela do computador e pensando ‘WHAT THE DAMN HELL?’. Mas, acredite, é muito mais fácil do que parece.
Você pode usar qualquer caderno que você quiser para o seu bullet journal. Não precisa ser um específico. E pode decorar do jeito que quiser. Eu coloquei muito amor no meu porque que ele fosse a agenda perfeita para mim. Pretendo mostrar o meu aqui com mais detalhes depois.
Então meninas vamos nos preparar para o ano de 2018
sermos mais organizadas.
Bora iniciar o seu bullet journal
para iniciar você vai precisar:
1 caderno da sua preferencia
a primeira pagina eu fiz abertura
segunda o sumário
terceira chaves
quarta calendario do futuro
Então mãos na massa que no proximo post iremos iniciar a nossa organização
Adoreiiii
ResponderExcluirque bom as poucos estarei colocando o passo a passo de como estou fazendo o meu e as divisões dentro dele bjinhos e obrigada pela vizita
ExcluirNossa !!! Já tinha visto, mas essa ideia sua está maravilhosa, super pratica e linda !!! Ameiiii❣️
ResponderExcluir