VAMOS LÁ MEUS AMORES CONTINUAR A NOSSA CAMINHADA EM GÊNESIS CAP.3
Tentação
(3:1-6)
O tentador
Deus não é o autor do pecado nem tenta as pessoas para que pequem;
esse é o trabalho do demónio (Tg 1:13). Já vimos que Satanás caiu
em pecado antes da obra de Génesis 1:3ss. Originalmente, ele era um
bonito anjo que se regozijava com a criação de Deus (Jó 38:4-7), mas
ele pecou e foi julgado por Deus (Is14:12-17; Ez 28:11-19).
Observe
que Satanás veio a Eva na pele de
uma serpente, pois é mascarado e
não aparece para as pessoas com
seu carater verdadeiro
O alvo
Satanás mira a mente de Eva (2 Co11:1-3; 1 Tm 2:9-15) e consegue
enganá-la. A mente do homem éuma parte de seu ser que foi criada
à imagem de Deus (Cl 3:9-10).
A tática
Satanás não pode vencer se a mente se apega à verdade de Deus; mas, se
a mente duvida da Palavra de Deus, ela abre espaço para que as mentiras
do demónio se instalem. Satanásquestiona a Palavra de Deus (v.
1), nega a Palavra de Deus (v. 4) e, depois, a substitui por suas próprias
mentiras (v. 5). Observe que Satanás tenta minar nossa fé na bondade de Deus.
A tragédia
Eva não devia ter dado "lugar ao diabo" (Ef 4:27); ela devia ter se
apegado à Palavra de Deus e resistido ao diabo. afastou-se da Palavra de Deus ao
negligenciá-la livremente (v. 2); ela acrescentou "nem tocareis" à Palavra
(v. 3); e ela mudou a Palavra de Deus de "certamente morrerás"
para "para que não morrais" (v. 3). No versículo 6, vemos a trágica
ação da cobiça da carne ("boa para se comer"), dos olhos ("agradável
aos olhos") e da vaidade ("desejável para dar entendimento") veja 1 João 2:15-1 7
Condenação
(3:7-19)
Interna (vv. 7-13)
De imediato, veio a perda da inocência e da glória e o sentimento
de culpa. Eles tentaram cobrir a nudez com vestimentas feitas por
eles mesmos, as quais Deus não aceitou (v. 21). Além disso, vemos
a perda do desejo de ter amizade com Deus. Eles se escondem quan-
^cTouvem Deus se aproximando! A culpa, o temor e a vergonha quebram
a amizade que usufruíam com Deus antes da desobediência.
Observe que também cresce uma atitude de autodefesa: o homem
culpa a mulher, a mulher culpa a serpente. Vemos aqui o trágico efeito interior do pecado.
Externa (vv. 14-19)
É provável que a serpente que Satanás usou não seja a criatura rastejante
que conhecemos hoje. O nome sugere brilho e glória, mas a
criatura foi julgada e condenada a uma vida vil na poeira, porque se
rendeu a Satanás e tomou parte na tentação. O julgamento da mulher
envolveu concepções múltiplas e dor no parto.
O julgamento do homem envolveu seu trabalho:
o deserto substituiu o paraíso, e o suor e a exaustão do trabalho
pesado no campo substituíram a alegria de ministrar no jardim.
Eterna (v. 15) ->:'
Esse foi o primeiro evangelho declarado na Bíblia: a boa-nova de que,
no fim, a semente da mulher (Cristo) venceria Satanás e sua semente (Gl
4:4-5). O curso divide-se desse ponto em diante: Satanás e sua família
(semente) opõem-se a Deus e sua família. Deus mesmo põe a inimizade
(hostilidade) entre eles, e a guerra chega a seu ápice quando Deus
expulsa Satanás para o inferno (Ap20:10). Reveja a parábola do joio,
em Mateus 13, e observe que Satanás tem filhos, exatamente como Deus.
Salvação (3:20-24)
O único evangelho que Adão conhecia era o que Deus disse em 3:15,
contudo ele acreditou e foi salvo. Como sabemos que ele acreditou
no que Deus disse? Porque deu o nome de Eva, que significa "vida",
ou "doadora de vida", a sua mulher. Deus disse que Adão e Eva morreriam,
e Adão morreu fisicamente depois de 930 anos. Contudo, ele também
morreu espiritualmente, pois ficou separado de Deus por causa
do pecado. Deus prometeu que o Salvador nasceria por intermédio da
mulher, e Adão acreditou nessa promessa e se salvou. Deus não mudou
as consequências físicas do pecado, mas ele cancelou a consequência
espiritual — o inferno.
FONTE: comentario bíblico wiersbe
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