Ruma ao capítulo 4 de Gênesis vamos lá meninas
Nesse capítulo, Caim é o personagem
principal; seu caráter e sua
conduta são revelados em quatro
aspectos distintos.
O adorador
(4:1-5)
Em 4:1, vemos tanto a promessa de Deus, de 3:1 5, quanto a fé de Adão,
de 3:20. Eva trouxe uma nova vida ao mundo e pensou que o filho fosse
a Semente prometida. Uma tradução possível é: "Tive um homem —
o S e n h o r !". Caim significa "adquirir" — consideraram o menino uma
dádiva de Deus. Abel significa "futilidade, vapor" — sugere a futilidade da vida afastada de Deus.
Caim identifica-se com a terra, Abel, com o rebanho.
Deus já amaldiçoara a terra (3:17), portanto Caim identifica-se com a maldição.
Hebreus 11:4 indica que Abel traz sua oferenda pela fé; e Romanos 10:17 ensina que "a
fé vem pela pregação". Isso significa que provavelmente Deus ensinou
Adão e sua família como abordá-lo, e 3:21 indica que envolve sacrifício
de sangue. Hebreus 9:22 afirma que deve haver derramamento de sangue
antes de haver remissão do pecado, contudo Caim traz uma oferenda
sem sangue da terra amaldiçoada. Talvez a oferenda dele fosse sincera,
mas não foi aceita. Ele não tinha fé na Palavra de Deus nem confiança
no sacrifício substitutivo. Provavelmente, Deus respondeu com fogo
(Lv 9:24) e consumiu a oferenda de Abel, mas a oferenda de Caim permaneceu no altar.
Caim tinha aparência de piedoso e de religiosidade, mas negava
o poder (2 Tm 3:5). Primeira João 3.12 indica que Caim era filho
do Maligno, e isso significa que ele praticava uma falsa retidão da
carne, não a retidão de Deus, por meio da fé.
O assassino
(4:6-8)
Tiago 1:15 adverte-nos de que o pecado se inicia de forma pequena,
mas cresce e leva à morte. A mesma coisa aconteceu com Caim. Vemos
desapontamento, raiva, ciúmes e, por fim, assassinato. O ódio de seu
coração leva-o a assassinar com as próprias mãos (Mt 5:21-26). Deus
viu o coração infiel e a fisionomia caída de Caim e advertiu-o de que
o pecado rastejava como uma besta selvagem, esperando para destruílo.
Deus disse: "O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominálo".
Bem, Caim alimentou a besta selvagem da tentação, depois abriu a porta e convidou-a a entrar!
O errante
(4:9-16)
"Onde estás, [Adão]?" "Onde está Abel, teu irmão?" Como essas duas
primeiras questões da Bíblia são relevantes! O pecado sempre nos desmascara,
embora tentemos (como Caim) mentir a respeito de nosso pecado. O sangue de Abel clamava
por vingança; o sangue de Cristo clama por paz e perdão (Hb 12:24).
Deus amaldiçoara a serpente e a terra. Agora, ele amaldiçoa Caim. Uma
tradução sugerida é: "Es agora, pois, maldito por sobre a terra [...]" (v. 11).
Em outras palavras, a terra não possibilitaria crescimento para Caim, e ele,
para viver, vagaria de lugar em lugar. Ele seria um fugitivo, um errante.
O edificador
(4:17-26)
Ele retirou-se da presença de Deus(4:16), não precisava de uma religião de sangue.
A civilização de hoje é caimita na origem. Ela tem elementos como
agricultura, indústrias, artes, grandes cidades e religiões sem fé no sangue de Cristo.
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