chegamos na metade do livro graças a Deus
então continuemos e prossigamos para o alvo
Gênesis 25-27
Isaque era filho de um pai famoso
(Abraão) e pai de um filho famoso
(Jacó), e, às vezes, as pessoas o "perdem"
quando estudam Génesis. Ao
mesmo tempo que viveu mais que
qualquer outro patriarca, sua vida
foi menos empolgante. Infelizmente,
ele não parece ser tão forte em
sua fé no fim de sua vida quanto o
foi no início dela.
Génesis 2 5 - 2 7
I. Isaque, o pai (25)
A. Uma casa ilustre (vv. 1-11)
O casamento de Abraão após a
morte de Sara deu-lhe mais seis
filhos e, pelo menos, sete netos e
três bisnetos. Entretanto, observe
que esses outros filhos de Abraão
não têm o mesmo status de Isaque,
pois ele (como Cristo) é o herdeiro
de todas as coisas (Hb 1:2). A morte
de Abraão mostra o que a fé pode
fazer por um homem. Ele morreu
em paz (veja 15:15); morreu "ditoso"
(satisfeito), e morreu em fé (Hb
11:13ss). Essa foi a herança que
Abraão deixou para seu filho: seu
exemplo piedoso (18:19), a tenda
e o altar (veja 26:25) e a promessa
maravilhosa de Deus (26:2-5).
Essas bênçãos espirituais representam
muito mais para um filho que
os bens materiais.
B. Uma casa frustrada (vv. 12-23)
O cumprimento da promessa da
aliança de Deus exigia que Rebeca
e Isaque tivessem um filho, contudo
ela foi estéril nos primeiros
vinte anos do casamento deles (vv.
20,26). E encantador ver como marido
e mulher, com mente espiritual,
levaram seu fardo ao Senhor. Com
certeza, lembraram Deus de suas
promessas, e o Senhor, certamente,
agradou-se com as orações deles.
A batalha com o filho não nascido
desorientou Rebeca, portanto ela
pediu sabedoria a Deus (Tg 1:5).
Deus disse-lhe que nasceriam duas
nações e, ao contrário do costume,
a mais velha serviria à mais nova.
Essa é uma evidência clara da
eleição soberana de Deus (Rm 9:10-
16). A escolha dele não se fundamenta
nas obras dos meninos, pois
estes ainda não haviam nascido e,
portanto, não tinham feito bem nem
mal. Esaú, no que se refere ao caráter,
era o mais aceitável dos dois
— contudo, Jacó era o escolhido de
Deus (Ef 2:8-10).
C^Uma casa dividida (vv. 24-34)
Os gémeos eram o oposto um do
outro em aparência e temperamento.
O primeiro menino era cabeludo
e chamava-se "Esaú" (Peludo); mais
tarde, sua ligação com o ensopado
vermelho rendeu-lhe o apelido de
"Edom", que significa "vermelho"
(v. 30). O fato de Jacó ter nascido
segurando o calcanhar de Esaú
(como para apanhá-lo e derrubá-lo)
rendeu-lhe o nome de "Jacó" — o
"apertador de calcanhar" (suplantador,
maquinador, enganador). Jacó
era um homem quieto que ficou em
casa; Esaú era um homem do mundo,
cheio de vigor e aventureiro.
Infelizmente, Esaú não apreciava o
espírito. Ele preferia alimentar seu
corpo a usufruir das promessas de
Deus. É claro, o esquema de Jacó
para conseguir o direito de nascimento
mostrou que ele duvidava do
cumprimento da promessa de Deus
em 25:23. "Fé é viver sem esquemas!"
Esaú, apesar de seus privilégios
espirituais como primogénito
(veja Dt 21:17 e 1 Cr 5:1-2), escolheu
a carne, não o Espírito. Não
lemos nunca a respeito de Esaú ter
uma tenda ou um altar, e 26:34-
35 indica que ele ama as mulheres
mundanas. Hebreus 12:16 descreve
Esaú como "profano", o que significa
"do mundo, comum" (em latim,
profanus — "fora do templo"). Esaú,
como muitas pessoas de hoje, era
um sucesso no mundo e um fracasso
com Deus.
II. Isaque, o peregrino (26)
A. Ele enfrenta as tentações de
seu pai (vv. 1-5)
Reveja 12:10ss, quando Isaque
iniciou viagem em direção ao Egito,
mas Deus, em sua graça, interrompeu
a jornada e parou-o. A
natureza humana não melhora de
geração para geração. Isaque vivia
em Gerar, que ficava na fronteira
(10:19). Da mesma forma, temos
muitas "fronteiras cristãs" hoje. Lá,
Isaque tinha bênçãos materiais,
mas não as espirituais, que Deus
lhe deu depois, quando ele deixou
aquele local.
B. Ele repetiu o pecado do pai
(vv. 6-11)
Veja 12:10-20 e 20:1-5. Isaque e Rebeca
adotaram essa "meia-verdade"
de que eram irmão e irmã com o
mesmo resultado triste — perda da
bênção, perda do testemunho e reprovação
pública por um rei pagão.
C. Ele cava de novo os poços do pai
(vv. 12-22)
Os poços de água falam dos recursos
divinos de Deus para a vida espiritual
Oo 4:1-14). Abraão cavou
esses poços, mas o inimigo roubouos
e bloqueou-os. Como isso é verdade
hoje! O mundo tirou de nós
os poços espirituais em que nossos
pais bebiam. Precisamos voltar aos
poços antigos (como a oração, a Bíblia,
o altar familiar, a igreja). Isaque
não apenas abriu-os de novo, mas
chamou-os pelos mesmos nomes
que Abraão chamava (v. 18). Depois,
ele cavou alguns poços novos
para satisfazer as necessidades do
dia.
D. Ele confiou no Deus de seu
pai (vv. 23-35)
Isaque, contanto que estivesse longe
de Canaã, teria conflito, mas quando
voltou para Berseba ("o poço
do juramento"), Deus encontrou-se
com ele e reconciliou "com eles os
seus inimigos" (Pv 16:7).
III. Isaque, o abençoador (27)
E triste dizer que esse capítulo, no
que diz respeito ao aspecto espiritual,
descreve toda a família de forma
ruim. Em 25:28, vimos a divisão da
casa, e agora veremos os resultados
pecaminosos dessa divisão carnal.
A. O pai decadente
Nesse ponto, Isaque tinha cerca de
137 anos, contudo agia como se fosse
morrer logo. Na verdade, ele viveu
180 anos (35:28). A impaciência dele
em abençoar Esaú sugere que seguia
seus planos carnais, não a vontade
de Deus. Ele esquecera a palavra de
25:23, ou tentava mudar os planos de
Deus? Observe como agora ele depende
de seus sentidos (tato, paladar,
olfato). Note também que alimentar o
corpo tem prioridade a fazer a vontade
de Deus. Isaque, certa vez, deitara-
se no altar e desejara morrer pelo
Senhor. Que mudança!
B. A mãe duvidosa
Deus contou a Rebeca que Jacó receberia
a bênção de Deus, contudo
ela planejou e tramou o recebimento
da herança a fim de certificar-se
de que Esaú seria deixado de lado.
Ela, em vez de ir a Deus em oração
como fizera anos antes, confiou em
seus próprios planos, prática que
caracterizaria Jacó em anos posteriores.
Rebeca pagou caro por seu
pecado: ela nunca mais viu seu filho
(veja vv. 43-45). Esaú agiu deliberadamente
para magoá-la, e o
mau exemplo que deu a Jacó custou
a ele vinte anos de provações.
A ' Cj O filho enganador
'tLertamente, Jacó conhecia os planos
de Deus para sua vida, contudo
ele ouviu sua mãe, em vez de
Deus. Como os dois apressaram-se
para finalizar o plano! "Aquele que
crer não foge" (Is 28:16). Rebeca era
uma boa cozinheira para conseguir
fazer com que carne de bode tivesse
sabor de carne de caça. Jacó é
o retrato perfeito do hipócrita: sua
voz e mãos não concordam (o que
ele diz é diferente do que faz), e ele
engana os outros. Apenas no versículo
19, Jacó conta três mentiras
para o pai: "Sou Esaú" (ele era Jacó);
"Fiz" (a mãe fizera tudo); "come da
minha caça" (era carne de bode). E,
no versículo 27, o beijo que deu no
pai era igualmente enganador. Jacó
pagou por esse pecado? Sim, muitas
vezes. Labão enganou-o em relação
a suas esposas e, continuamente,
mudava seu salário. Em acréscimo
a isso, um dia, os próprios filhos de
Jacó matariam um cabrito (37:31)
e poriam seu sangue no casaco de
José para enganar o pai. "Sabei que
o vosso pecado vos há de achar"
(Nm 32:23).
D. O irmão desesperado
Hebreus 12:17 indica que Esaú procurou
bênção com lágrimas, contudo
não encontrou lugar para arrependimento
verdadeiro por seus
pecados. Remorso, sim, mas não
arrependimento sincero. Ele arrependia-
se pelo que perdera, mas
não pelo que fizera. No versículo
33, Isaque estremeceu quando
percebeu que Deus rejeitara seus
planos. As lágrimas de Esaú não
podiam mudar a mente de Isaque
ou a bênção. Esaú vingou-se ao
planejar matar o irmão e, deliberadamente,
magoou os pais ao incitar
problemas por meio de seu casamento
com mulheres pagãs. A graça
de Deus não falhara, mas Esaú
abandonou a graça de Deus.
O pecado em família sempre
traz sofrimento e mal-entendido. Se
Isaque e Rebeca não "tomassem partido"
em relação a seus dois filhos;
se continuassem a orar a respeito
dos assuntos como faziam no início
do casamento; se eles permitissem
que Deus fizesse as coisas da sua
maneira, os acontecimentos teriam
sido diferentes. Da forma como as
coisas foram feitas, todos eles sofreram
por causa da incredulidade
e da desobediência. Nunca estamos
velhos demais para ser tentados —
ou para fracassar!
fonte: comentario biblico wiresbe
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