Pular para o conteúdo principal

Estudo bíblico capítulo 32


vamos iniciar fevereiro com grande estilo 
estudando a palavra de Deus

Gênesis 32

Jacó e os anjos. Vemos que Jacó, apesar de ser,
pelo visto, um homem de pouca espiritualidade,
nunca foi abandonado por Deus, mas várias vezes na
sua história acidentada teve experiências da intervenção
divina. Em Gênesis 31.3, ao fim dos vinte
anos de desterro. Deus toma a falar com ele, e o
manda voltar à terra dos seus pais. No primeiro
versículo do cap.32. "encontram-no os anjos de
Deus" e no fim do capitulo, um anjo luta com ele.
Notemos que esse anjo é chamado varão (v.28) e
deve ser o anjo do Senhor, a segunda pessoa da Trindade.
Jacó chamou aquele lugar de "Maanaim': "dois
bandos", a saber, a comitiva da sua companhia, e o
bando celestial: os anjos de Deus.
Neste misterioso conflito podemos notar o seguinte:
1) Jacó encontrava-se a sós com Deus, em intima
realização da sua presença e poder. Quão raras vezes
temos uma experiência semelhante, mesmo nas nossas
horas de oração íntima!
2) Jacó sentiu-se em conflito com Deus, e, por isso,
devia compreender que com ele havia coisas que
Deus não aprovava.
3) Jacó quis conhecer mais perto esse que lutava
com ele, e pertuntou-lhe pelo nome.
4) Jacó sentiu a urgente necessidade da bênção
divina.
5) Jacó prevaleceu quando mais do que nunca
sentiu a própria fraqueza.
A visão dos céus abertos em Betei era a primeira
grande experiência de Deus na vida de Jacó: a luta
com o anjo foi a segunda. O bispo Boyd Carpenter
escreveu:
"Em que posição achamos o estado espiritual de
Jacó na ocasião deste segundo incidente sobrenatural
da sua vida? Durante o primeiro período ele era
simplesmente um homem do mundo. Depois da visão
em Betei, era um homem religioso: via-se na sua
vida uma influência religiosa. Depois do conflito no
vau de Jaboque chegou a ser um homem espiritual.
Estava voltando para sua terra, sentindo na alma o
peso do seu pecado sem perdão, sem purificação. Betei
era a casa de Deus, onde aprendeu que não podia
pisar um pedaço qualquer da terra sem descobrir
que o Governador do mundo estava ali. Aqui temos o
desenvolvimento de uma verdade mais ampla: a intercomunhão
e relação pessoal entre a alma do homem
e seu Criador.
"Os que confiam no Deus de Betei e na sua providência
preocupam-se com o que Ele dá, mas as aspirações
do homem espiritual são inteiramente diferentes.
Em Betei Jacó dissera: 'Se Deus for comigo e
me guardar. Em Jaboque seu primeiro pensamento
era: 'Dá-me, peço-te, a saber teu nome! Ele desejava
conhecer mais de Deus, e náo receber mais de Deus.
Ganhar mais experiência espiritual é o anelo do homem
copiritual. Fazer amizade com Deus por motivo
do bem que pode obter é a idéia do homem meramente
religioso".
Jacó vem a ser Israel (v. 28). Ambos os nomes sáo
aplicados à nação dele descendente. Quando empregado
caracteristicamente, "Jacó" é o nome da posteridade
natural de Abraão, Isaque e Jacó, e "Israel" o
da posteridade espiritual. (Veja-se Isaías 9.8.) A palavra
foi enviada a Jacó - todo o povo -, mas ela caiu
sobre Israel: a parte espiritual.

fonte: biblia explicada


Comentários